FLIDAM

 FLIDAM

O Festival Literário Internacional da Diáspora Africana

Flidam #ComCausa 2019 3

O Festival Literário Internacional da Diáspora Africana, FLIDAM, é realizada anualmente na semana do dia 20 de novembro e está por lei no calendário oficial do Estado do Rio de Janeiro desde 2018.

Realidade desde 2012 tendo como cidade principal São João de Meriti, a FLIDAM não é apenas um encontro literário, é um conjunto de expressões da contemporaneidade cultural da Baixada Fluminense, onde é possível compreender as relações institucionais e o resultado do desenvolvimento intelectual da nossa gente.

Diáspora: A palavra diáspora é usada para identificar o deslocamento de grandes contingentes populacionais de um território originário para outras áreas. Tal dispersão de um povo -  em consequência de preconceitos ou perseguição política, religiosa ou étnica. "Um dos maiores deslocamentos, na verdade uma das grandes violências da humanidade que tem reflexos mesmo após séculos, foi da população africana para ser usada de mão de obra escrava nas Américas, principalmente no Brasil" - conta Adriano Dias, da ComCausa - "Segundo pesquisas, foram cerca de 1.700.000 pessoas trazidas do continente africano para serem escravizadas no Brasil. Navios fizeram mais de 9 mil viagens com traficando esta gente toda. Indiscutivelmente um dos maiores crimes da história da humanidade. Entretanto, em paralelo a esta violação, esta população que vinha de diversos pontos do continente africano tiveram uma grande influência e contribuíram enormemente para desenvolvimento cultural, social e intelectual da formação da identidade brasileira. Reconhecer esta importância é, no mínimo, buscar alguma reparação do passado, celebrar e promover, é buscar um Brasil socialmente melhor no futuro".

Webdesigner: Virtuo Agência

FAÇA PARTE DA COMCAUSA

Existem várias formas de contribuir com diversas causas, ajudando, aprendendo e construindo juntos.