APRESENTAÇÃO GERAL DA COMCAUSA

Nossa missão é contribuir para uma sociedade com cidadania plena e respeito às diversidades. Que os direitos e a paz sejam um elemento cultural em cada indivíduo e as pessoas, detentoras de seus direitos, sejam defensoras e promotoras de uma cultura de diretos.

Origens da ComCausa
A forma de atuação da ComCausa é fruto de uma série de experiências acumuladas a partir da militância político-social de seus fundadores. Aprendizados de vários anos de reflexões sobre os temas mais distintos, além do envolvimento em movimentos culturais, sociais e políticos que se iniciaram ainda na década de 1980. São décadas de lutas, avanços e retrocessos, de vivencias individuais e coletivas daqueles que contribuíram para a construção dos conceitos que nos últimos anos nortearam a ComCausa com a finalidade que este instrumento do movimento social periodicamente busque a reinvenção e responda aos desafios colocados.

Ecologia, cultura e cidadania
Em um momento em que as pessoas que compunham a Instituição estavam profundamente envolvidas em questões ecológicas na Baixada, foi fundada a ‘Ambiental’. Entretanto, continuou-se o fomento à cultura como forma de acesso e mobilização da sociedade, principalmente da juventude para a reflexão e, como pano de fundo, a consolidação dos direitos.

Refundação nos direitos humanos
Com o acúmulo de experiências, percebeu-se que, devido à diversidade de questões tratadas, a amplitude dos assuntos abordados pelos direitos humanos era o contexto ideal para a identificação da Instituição. Assim, em 2007, a ComCausa assume definitivamente a bandeira da promoção e defesa de uma cultura de direitos humanos e intensifica suas ações e intervenções, tendo a finalidade de promover formas de atuação que trouxessem resultados mais concretos.

Cultura de direitos
A partir desse entendimento, em janeiro de 2007, já como ‘ComCausa’, intensificamos as ações com a finalidade de promover formas de atuação que trouxessem resultados mais concretos e efetivos, tendo como norteador de atuação a construção de uma ‘Cultura de Direitos’, ou seja, com a finalidade de promover movimentos e ações que substituam a ‘cultura do desrespeito’, que leva à ‘cultura da violência’, por um sentimento de que as pessoas são detentoras, defensoras e promotoras dos direitos humanos.

Estratégias de atuação da ComCausa
Identificar as violações, acionar os responsáveis e contribuir de alguma forma na busca de soluções - não somente para os problemas pontuais, mas visando provocar mudanças no quadro conjuntural - é a forma que a instituição se empenhamos em executar as articulações, ações e projetos.

Comunicação para a promoção e exigibilidade de direitos
Através de diferentes formas de atuação – buscando utilizar meios de comunicação como instrumento de promoção e exigibilidade de direitos -, a ComCausa tem conseguido dar visibilidade às ações positivas de cultura, cidadania e valorização do ser humano, sejam elas da sociedade civil ou do poder público. Da mesma forma, as questões relacionadas a violências institucionais ou parainstitucionais - de qualquer tipo - são objetos de questionamento para que não fiquem impunes e não haja repetição.

Comunicação para a promoção e exigibilidade de direitos
Através de diferentes formas de atuação – buscando utilizar meios de comunicação como instrumento de promoção e exigibilidade de direitos -, a ComCausa tem conseguido dar visibilidade às ações positivas de cultura, cidadania e valorização do ser humano, sejam elas da sociedade civil ou do poder público. Da mesma forma, as questões relacionadas a violências institucionais ou parainstitucionais - de qualquer tipo - são objetos de questionamento para que não fiquem impunes e não haja repetição.

Territórios
A atuação da ComCausa se da a partir da Baixada Fluminense - tradicional celeiro de movimentos que lutam para consolidar seus direitos - deu-se pela necessidade de enfrentar a fragmentação geopolítica e a dificuldade de comunicação, aspectos que dificultam a discussão sobre a consolidação de direitos para a região como um todo.

Ação, reflexão, educação e articulação

O amadurecimento e a postura reflexiva constante da ComCausa - considerando as dinâmicas da sociedade - sempre avaliamos a nossa forma de atuar. Assim a metodologia sistematizada em linhas de AÇÃO, REFLEXÃO e EDUCAÇÃO buscam facilitar as avaliações e estratégias da forma da Instituição obter melhores resultados. Nesse processo, tornou-se imprescindível a construção de canais de ARTICULAÇÃO, uma grande rede de parceiros institucionais ou militantes que contribuem para consolidar uma cultura de direitos, enfrentando as violações, resgatando a autoestima e empoderando a sociedade.

Frentes temáticas de atuação
Com os retrocessos em políticas sociais e desmonte de equipamentos públicos de garantia de direitos fez com que a ComCausa retomasse o debate e atuação em frentes de garantia e promoção de questões como igualdade racial, LGBTs, mulheres, criança e juventude, entre outras temáticas específicas.

Cidades ComCausa
Diante dos desafios das conjunturas locais, a ComCausa passou a oficialmente promover a criação de polos municipais que tem como função promover o debate e contribuir para o desenvolvimento local.

Comunidade Cidadã
Assim como as cidades configuram particularidades que devem ser consideradas, os bairros têm características socioculturais relevantes. Assim, a ComCausa incentiva a criação do programa Comunidades Cidadã – que assim como os núcleos temáticos-, operam de forma autônoma e interdependeste.

Estas regionalizações são importantes para a devida promoção do desenvolvimento que devem ser potencializadas em suas virtudes a fim de criar uma cultura de direitos em cada território.

Dessa forma, nós somos a ComCausa, interagindo, apoiando e sendo apoiada nas mais diversas causas que tenham como finalidade a valorização da vida e a prevenção das violências por meio da efetivação da Cultura de Direitos e cidadania plena.

Cultura de Direitos

Promover movimentos e ações que substituam a ‘cultura do desrespeito’, que leva à ‘cultura da violência’, por um sentimento de que as pessoas sejam detentoras, defensoras e promotoras dos direitos humanos.

 
#ComCausa Lona de Bairro Botafogo

FAÇA PARTE DA COMCAUSA

Existem várias formas de contribuir com diversas causas, ajudando, aprendendo e construindo juntos.