Dia Internacional em Memória dos Filhos que Partiram

O ‘Dia Internacional em Memória dos Filhos que Partiram’ foi iniciada por pais enlutados em na década de 1990. Lembrado sempre no segundo domingo de dezembro, pessoas que perderam crianças e adolescente no mundo inteiro, e aqueles que se solidarizam com as famílias, acendem uma vela em memórias aos filhos e filhas que partiram.

Homenagem-Anjos-de-Realengo-Dia-dos-Filhos-scaled

Este importante ato entrou no calendário da ComCausa desde 2012 a partir da iniciativa da Associação dos Anjos de Realengo, familiares das crianças assassinadas no atentado no Colégio Tasso da Silveira, em 2011. Assim, todos os anos instituição se coloca à disposição dos movimentos e convida familiares de vítimas, ou pessoas que se sensibilizam estes, para fazer um gesto simples, mas cheio de solidariedade.

História do Worldwide Candle Lighting Day

O ‘Worldwide Candle Lighting Day’, ou ‘Dia mundial do acendimento de velas’, foi uma iniciativa da entidade americana ‘The Compassionate Friends’ (Os Amigos Compassivos) – associação fundada na Inglaterra na década de 1960 como um grupo de autoajuda -, que estabeleceu um “Dia Internacional em Memória dos Filhos que Partiram” sempre no segundo domingo de dezembro, tendo como horário para o ato as 19 horas.

A primeira celebração foi em 1997, a partir daí familiares de crianças e jovens que tinham perdido a vida tragicamente devido a acidentes, doenças, atos de violência, ou qualquer outra razão, passaram a repetir anualmente este gesto de acender uma vela e fazer memória aos seus entes queridos.

Como é o Dia Mundial da Memória

Realizado em atos públicos, ou de maneira reservada, por milhares de pessoas que se reúnem e relembram silenciosamente os que partiram. A velas sempre são acessas as 19 horas do fuso horário local, colocadas à janela na parte exterior ou, mais recentemente com a internet, a imagem é transmitida em canais de redes sociais durante uma hora. Passada uma hora, cada vela apaga-se num fuso horário e acende-se no fuso seguinte. A finalidade é dar a impressão de uma onda de luz que percorre o planeta durante 24 horas e simbolizar a luz de quem partiu como se pudessem brilhar para sempre.

Não existe formalidade para se realizar este ato, pode-se aderir a um dos muitos eventos organizados de forma presencial ou online. Mas, se não houver uma organização que realize o evento na sua região ou na sua rede de relacionamento, qualquer um pode promover um ato público ou reservado. Pode-se convidar outras pessoas enlutadas ou pessoas próximas a se juntar para um abraço, oração, ou outro qualquer gesto de carinho, e realizar o seu próprio memorial.

Mesmo aqueles não perderam ninguém, mas conhece pessoas que passaram por esta situação tão dura, pode compartilhar este gesto. O mais importante é estar junto de quem perdeu um filho ou filha – um irmão ou irmã, neto ou neta -, para que estes saibam do que se está disponível e que não estão só na sua dor.

Texto: Adriano Dias | Webdesigner: Virtuo Agência

FAÇA PARTE DA COMCAUSA

Existem várias formas de contribuir com diversas causas, ajudando, aprendendo e construindo juntos.